Dica 1 – Cola fria da Oásis

Olá pessoal florista (e que a certa altura já deita flores pelos olhos…)!

Hoje trago a primeira de muitas dicas e que, provavelmente numa primeira análise, parece não ter grande utilidade, só que afinal tem.

Vamos falar de COLA FRIA DA OÁSIS.

Haverá algumas floristas  que ainda não estão habituadas a utilizar esta oitava maravilha da natureza,  mas acreditem que funciona e é uma delícia.

Este trabalho é um pedido de Porta Alianças em Bastidor para uma cerimónia de bodas de ouro. Só por si uma comemoração maravilhosa.

MATERIAL UTILIZADO: pano, tesoura de tecido e tesoura de corte Oásis, bastidor de bordar pequeno, arame 2mm dourado, strass dourado, Spray Finish Touch da Floralife e, lá está, a maravilhosa COLA FRIA DA OÁSIS.

FLORES A GOSTO: neste caso usamos Flor de Cera nacional branca, Margarida holandesa cor-de-rosa, Eryngium azul holandês e Eucalipto Silver Dollar holandês.

Podemos utilizar as flores que quisermos, contudo temos sempre de adequar o trabalho a quem vai levar o bastidor (crianças ou adultos), pois o tamanho do bastidor não pode ficar desproporcional e, claro, não deverá ficar demasiado pesado para o objetivo que é feito: ser um porta-alianças. É importante, também, equilibrar o mesmo com o ramo de noiva, que, em muitos casos,  também pode ser feito em bastidor (fica bastante bonito e elegante, embora seja necessário trabalhar noutros detalhes que depois podemos aprofundar).

A COLA FRIA DA OÁSIS serve para colar flores naturais e folhagens sem as magoar ou queimar.

PROCESSO:

  1. Preparar a flor, cortá-la pequenina e sem qualquer pé, pois vamos utilizar a técnica de colagem.
  1. Aplicar a cola fria nas flores escolhidas e deixar secar um pouco, pois esta funciona por contacto. (45 segundos aproximadamente)

3. Limpar o bastidor de qualquer impureza. Aproveitamos agora para ter uma visão de como gostaríamos que o trabalho ficasse. Nada mais que um projeto mental do produto final!

DICA: deixar secar a cola antes de aplicar no sítio da colagem. (45 segundos aproximadamente)

Quarenta e cinco segundos depois, mais coisa menos coisa, podemos dar inicio à montagem das primeiras verduras, neste caso comecei pelo eucalipto Silver Dollar para cobrir a madeira. Depois algumas flores, margaridas por exemplo, e rematar os espaços mais vazios com pequenas flores de cera que entretanto também já estão prontas a entrar no projeto.

Dei-lhe uma pontinha de abertura com as hastes da flor de cera para que acompanhasse o bastidor. Mais umas folhinhas de eucalipto Silver Dollar e ficamos prontos no que à flor diz respeito!!

DICA: não é preciso gastar muita flor, pois este tipo de trabalhos são mais na base do minucioso e da paciência (que já me falta heheheh), do que no dispendioso a nível da material floral.

Caso falte um pouquinho de qualquer coisa é cortar na hora, pôr cola e esperar um bocadinho! O truque é não nos enervarmos… Com calma e com cola seca, fica tudo prontinho para ir até para a guerra!!

E está quase pronto. Vamos agora verificar buraquinhos estranhos por onde se possa ver a cola, tapar com pequeninas flores de cera e deixar secar tudo uns 10 minutos.

Agora é altura de erguer as mãos ao céu e esperar que a COLA FRIA DA OÁSIS tenha trabalhado bem!

Levantar o bastidor e ver se está tudo agarrado. Ter a certeza que não vai cair a meio do caminho e que as crianças podem andar a brincar à apanhada com as alianças dos avós sem que ninguém desmaie com o susto…

Tudo colado, é hora de rematar.

Arame dourado para os suportes das alianças, feito!

Acabamento em strass dourado do outro lado para relembrar que são bodas de ouro e fazer conjunto com o pequeno bouquet que a “noiva” leva a acompanhar.

Está prontinho! Agora, para aguentar mais aplicamos Spray Finish Touch da Floralife que vai ajudar as flores, que estão já sem água, a aguentarem mais tempo lindas e gloriosas!

A cola fria trouxe uma ajuda milagrosa a todas as floristas que, até então, passavam horas a aramar flores pé a pé. Hoje é simples e fácil: basta pôr cola, deixar secar 40 segundos, aplicar, esperar mais 5 minutos e está colado. Perfeito!

DICA: dependendo da complexidade do arranjo pode haver necessidade de rematar a parte posterior do mesmo, normalmente acontece com os ramos de noiva. Nestes últimos acontece, também dependendo das flores usadas, aramar algumas flores ao próprio bastidor como hastes de dendrobios ou  phaleonopsis. Mas claro que depende de como pediram o bastidor!

Meninas nada de stressar!!

É tão fácil como este pequenino, ok? Qualquer dúvida eu ajudo, sim?

E é isto! Espero que tenham gostado do resultado final.

Flores para alegrar corações e recordar momentos…

Carol